20/10/2011

Bolo super fofo, com vinagre!


Houve um tempo em que as famílias se reuniam na porta de casa...
Uma moçada que gostava de tocar violão e
de uma boa seresta sob o brilho da lua...
Crianças, como eu, brincavam e aprendiam o que era respeito...
A vida não era tão moderna, mas foi um tempo bão demais que não troco por nada.

Minha memória resgatou minha mãe colocando vinagre na massa e...
Pude ouvir meu mano jovem cantando suas cantigas de amor....
as mesmas que minhas manas gostavam de ouvir...
Na simplicidade estava a alegria da vida...
vida que era mais doce... mais meiga.

Adoro a doçura, a meiguice... gentileza e boas lembranças que tem cheiro de bolo, de mãe!

Minha meiga senhorita eu nunca pude lhe dizer
Você jamais me perguntou
de onde eu venho e pra onde vou
De onde eu venho não importa, já passou
O que importa é saber pra onde vou...




Minha meiga senhorita o que eu tenho é quase nada
Mas tenho o sol como amigo
Traz o que é seu e vem morar comigo


Bolo Super Fofo, com Vinagre!

3 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de água
1 1/2 xícara (chá) de açúcar ( usei 1 xícara )
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) vinagre ( usei o branco )
1 colher (sopa) fermento em pó

Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento em pó.
Por último, adicionar o fermento e misturar.
Forma untada e enfarinhada.
Levar ao forno para assar, o meu ficou por cerca de 35 min.

Notas:
1. Depois de bater no liquidificador, separei em uma tigela metade da massa e
acrescentei 1 xícara de Nescau.
2. Despejei a massa branca na forma e depois a escura fazendo o mármore.
3. Fonte: Comun. Receitas do Orkut
4. O vinagre tem a função de deixar o bolo fofo, tá?!


Aqui é pequeno mas dá pra nós dois
E se for preciso a gente aumenta depois



Tem um violão que é pra noites de lua
Tem uma varanda que é minha e que é sua
Vem morar comigo meiga senhorita
Doce meiga senhorita


Bolo com gostim de sáardáadimaisdaconta...
De um tempo que não volta mais.
E dos meus manos que moram longe e em outra América, amocêis tudim, viu?! =}

E prá vc que gosta de bolo e acha que família é tudibão ...
vem pro meu roçado ouvir o som da viola, cantar até o galo levantar...
e falar do que faz bem... pro coração!

Um bejim!
=)

Música-vídeo: Senhorita do mineirinho Zé Geraldo

46 comentários:

Aryanne de Moraes disse...

Eita tempo bom esse da nossa infância, antigamente era tudo mais simples e bem melhor.
Esse bolinho está com uma cara ótima, na hora que vi a foto, corri aqui pra espiar a receita. Ele ficou lindão!
Beijocas....

Aryanne de Moraes disse...

Eita tempo bom esse da nossa infância, antigamente era tudo mais simples e bem melhor.
Esse bolinho está com uma cara ótima, na hora que vi a foto, corri aqui pra espiar a receita. Ele ficou lindão!
Beijocas....

BilaCaldas disse...

Que delícia!!! Fiquei com vontade...

Morar bem disse...

Fiquei muito emocionada com a postagem.
Pude sentir o cheiro do bolo da mamãe; que bom parar no seu "roçado" para trazer de volta minhas boas lembranças.
Estou ouvindo "doce meiga senhorita" e acho que vou dormir assim, mais leve, obrigada querida!
Beijos, Lucinha

Jotta e Rosley disse...

Ô cumadi Vinni e eu aqui procurando uma receita fácil e gostosa de bolo... Achei e vou fazer já, já...
A cumadi Rosley tá viajando, passeando um cadim em Montevidéu com a irmã Rossane, que elas merecem.
Abração!

Elika Vequeti disse...

Hummmm mm, carinha boa! Amo um bolo com café! Bjos

Simone Aline disse...

Que delícia de post, com duplo sentido mesmo...rsrs
Ô saudade de velhos tempos... de violão tocando na roda, de cantar até altas horas... de apreciar estrelas... =)
E que bolo, hein? Nunca ouvi falar sobre vinagre... vou experimentar! =)
Bjks!

Unknown disse...

Oi!
Eu sempre coloco vinagre na massa,pq não uso ovos,então coloco o vinagre pra ficar fofinho...quem come nem diz que não coloquei ovos!
Depois que parei de comer ovos,até postei uma receita de bolo sem ovo,e com vinagre na receita.
Beijos!

Smsn-artes e ideias disse...

ficou com optimo aspecto!!

que delicia!!

Carol disse...

Acabei de falar em outro blog que tenho um fraco por bolo, principalmente com bastante cobertura de brigadeiro mole.
Já imaginei esse bolinho com uma calda maravilhosa. Assim que as coisas aqui estiverem mais tranquilas vou fazer.
Beijos

Luiza Mallmann disse...

Menina, você tem toda razão... senti muita saudade com suas palavras e sua receita!

Beijos

tatiane disse...

Humm, dá pra sentir a fofura do bolo só de olhar as fotos! Parece delicioso!
Ah, também sinto falta da simplicidade da infância, brincar na rua despreocupadamente, sem esse medo todo que temos hoje... Muito bonita sua postagem!
beijos, flor

Josy disse...

Lindo esse bolo Vinni, com cheirinho de infância, recoradações, saudades, familia unida, que delicia de post. Amei o bolo, o seu pratinho delicado e a toalhinha charmosa. Esse post como a maioria deles, acalenta a alma e essas imagens alegram nosso coração, Bjos gdes.

Maria de Lourdes Ruiz disse...

Que coisa boa! Só faltou sentir o gosto do bolo na boca. Mas a memória me fêz relembrar outros sabores e outras melodias.

Bj no coração

Patrícia Gomes disse...

Olá frô!!!
Esse post está triplamente especial!
1º adooooro bolo mesclado!
2º aaaamooo a música Meiga Senhorita, como quase todas do Zé Geraldo!
e em 3º megablasterpower essa dica do vinagre! ;oD

As fotos dão um show à parte! ;oD

Xerinhos, cumádi!
Paty

Unknown disse...

Eu quero esse bolo!

Josiana Leite disse...

Linda post, adorei, olha o vinagre é bom para deixar fofo, mas não deixa gosto?quero fazer,bjss

Isabel Salvador disse...

Deve ser muito bom amiga, adorei a história...um bejim pa tu ;)

São Ribeiro disse...

ESSE BOLO FICOU SUPER LINDO.
BJS

Anônimo disse...

Tem muito bom aspecto. Nunca experimentei com vinagre.
Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

O teu bolo tem um aspecto mesmo fôfo, que maravilha!

Unknown disse...

Vinagre? Deixa o bolo mais fofinho? Ah, vou experimentar neste final de semana!!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Vinni,
Eu lembro também com saudades desse tempo. Na simplicidade das coisas é que está a beleza da vida.
Gostei da dica do vinagre, vou experimentar.
Bj,
Lylia

Sandra G disse...

Que aspecto delicioso!! Vinagre no bolo!! e não fica a saber a vinagre??

Bjs

Patty Rocha disse...

Vinagre???
Se meu bolo ficar fofão como o seu, vou te agradecer pelo resto da vida..hihih
Seus bolos ficam lindos e o de hoje ficou SUPER!!!
Não conhecia Meiga senhorita e estou adorando ouvir, voz linda do Zé.
Boa sexta amiguxa

Anônimo disse...

Nossa Vinny pena que tenho que matar a vontade com Amelia Industrial,ficou lindo seu bolo mas prefiro nao tentar fazer...vou ali na Prado...bjkas dos loiros.

Yolanda disse...

Querida Amehlia, belo bolo para uma prosa e um café bem gostoso, bom final de semana cumadi e bjs.

Sofia.Lopez disse...

Lindas memórias...era um tempo mesmo bom que deixa muitas saudades!
O bolo ficou lindo mesmo!!
Beijinho

Unknown disse...

Um bolo de crescer agua na boca...super fofo..uma delicia !!bjinhos

Ana Rita Marreiros disse...

Já tinha ouvido falar neste bolinho e agora gostei do resultado!!!Vou anotar a receitinha!!

Beijim,
Rita

Anônimo disse...

Oi Vinni! Além de fofo, um bolo muito bonito também! Obrigada por compartilhar! Beijos, Paula

Telma Maciel disse...

Nossinhora! COMO sinto falta da rodas de viola da família... os tios tocando, cervejinha rolando, churrasquinho em noites frias... Te contar, é bão dimas da conta! rs
ADORO bolo fofo! Qndo for receber visitas em casa eu faço (pq o marido não come bolo se não for broa ou de laranja...)
Beijo!!

Gourmet e Gourmand disse...

Puxa, muito lindo ler esse início de post! Me identifiquei bastante ;)
O bolo está mega lindo viu :P
Um beijão, Queila

Pitadasdilu disse...

Fiquei super curiosa com esse bolo, vou fazer sim, é uma super novidade pra mim.
Um lindo e abençoado fim de semana!
Bjos, Lú.

To Decorando disse...

Que bolo é esse?
Nhamnhamnham!!!
Rs, bj

Paula Mello disse...

Essa é nova pra mim, vinagre n o bolo! Vou ter que experimentar!!

Bjs

Mary - Strawberrycandy disse...

Mas com vinagre mesmo? Não posso crer?!
O bolo ficou lindo!
Beijinhos
www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

Joana disse...

Que delícia de receita. Que lindas as fotos.
Beijinhos e um lindo final de semana
Com carinho

Unknown disse...

Voltei Vinni!
Tô adorando td aqui...
Agora esse bolo com vinagre me surpeendeu...
Tá lindo ,e de comer com os olhos.
Bjs e bom fim de semana!

Helena Compagno disse...

Olá, obrigada pela visita. Achei lindo e poético seu blog porque amo coisas simples, com afeto. Como você, também sinto saudade da minha terrinha porque sou paulista e moro em BH em função do trabalho do marido, mas o melhor lugar do mundo mesmo é a nossa casa, nossas raízes, não é mesmo? Pelo jeito você deve ser do sul de minas, não é? Morei alguns anos em SJCampos e 90% do prédio onde morava era do sul de minas, povo bom, simpático, acolhedor... aliás, por tudo que já conheço do povo mineiro, me identifico demais com os do sul e norte de minas. Achei fantástica a ideia da marmitinha. Os potinhos de carne, ideais para servir como entrada ou num final de tarde. Estava mesmo precisando acompanhar um blog que fala e ensina culinária, pois a maioria só mostra "olha o que eu fiz!" e pronto, deixando a gente com água na boca e curiosa. Uma delícia. Parabéns.
Beijos

® disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
® disse...

Josiana:
Não querida, pode fazer. Não dá nem prá imaginar que tem vinagre =)

Loiros:
Amore, mió é teu bolim...rs
Bjim no pequeno príncipe da tia!

Josiana:
Não querida, pode fazer. Não dá nem prá imaginar que tem vinagre =)
Bejim!

Yolanda:
Que bom q veio comer um pedacim de bolo... um lindo final de semana!

Edna:
Li seu comentário anterior, vou te visitar, viu?!

Helena:
Estamos trocadas, né?!
Vc em Minas e eu em Sampa...
Ainda bem que nos encontramos.

Amigos:
Obrigada pela visita, pelos comentários sempre com carinho.

Um bejim grande no coração!

Sara W. disse...

Vinagre não acredito!!! E deixa o bolo assim suuuper fofo igual ao seu?? Eu quero!!!

Super novidade,não conhecia.
Comadre,suas fotos estão lindas e delicadas,parabéns!!!!

Família é benção de Deus,linda mensagem nos passou.Bjs flor!!!

*Mademoiselle Susie* disse...

É o bolo da Vovo Amehlia!1
Adorooooo!!!
Susie

casa de fifia disse...

obrigado Amelia
vou fazer essas receita,vamos ver se dar certo, para dizer a verdade fico sempre desanimada em fazer bolo,porque jà sei que não vai dar certo.
NUNCA TINHA IMAGINADO QUE VINAGRE FAZIA AFOFAR O BOLO.
IMAGINAVA O CONTRARIO.

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Olá Amehlia!
Amei o bolo!Nunca fiz com vinagre,
apenas biscoito,vou experimentar!
Tudo seu é tão cheio de carinho e eu
me minha mãe matamos saudades desse
tempo bom que não pode ser esquecido
´que Deus abençoe toda a sua
família.
Beijos